Certamente você já ouviu falar nesse termo, tão em evidência nos dias de hoje. Mas você realmente sabe o que significa? Muitas pessoas têm um conceito errôneo, e hoje queremos trazer mais clareza sobre isso.
Positivo é comumente associado a algo bom, e negativo como algo ruim. Mas dentro da análise do comportamento, esse conceito está ERRADO!
Positivo significa na verdade adição (+) e negativo subtração (-).
Já o Reforço (R) significa o aumento da probabilidade de um comportamento ser apresentado novamente. Enquanto a Punição (P) é a diminuição da resposta de um comportamento.
Dito isso, quando falamos em Reforço Positivo (R+), estamos nos referindo ao aumento da frequência de um comportamento adicionando (+) um estímulo gratificante para o indivíduo. Esse estímulo gratificante é chamado na literatura de estímulo reforçador.
Para os cães, os estímulos reforçadores podem ser:
- comida (recurso alimentar)
- brinquedo (recurso lúdico)
- carinho/afago (recurso social)
- liberdade/acesso a algum local (recurso ambiental)
- e também, há o recurso sexual, embora não possa ser usado em treinamento, pois é forte o suficiente para sobrepor qualquer um dos anteriores.
Exemplo de reforço positivo para cães: Seu cão sempre pula muito em você no momento em que se aproxima e interage com ele. Agora você se antecipa, leva alguns petiscos no bolso, e quando seu cão vem correndo para interagir, você abaixa sua mão com o petisco antecipadamente, levando o foco dele para o recurso alimentar. Ele se alimenta, e enquanto isso você faz carinho na lateral da sua barriga. Com o passar das repetições, seu cão passa a adotar esse novo comportamento de permanecer com as quatro patas no chão e se lateralizar para receber o carinho.
Já para nós, podemos citar como estímulos reforçadores:
- comida
- sono
- elogios e reconhecimento
- prêmios e recompensas em dinheiro
- conforto
- integração social
- jogos
- sexo
- entre outros
Exemplo de reforço positivo para humanos: Você é dono de uma empresa e está prestes a lançar um novo produto. Precisa que os funcionários se empenhem além do normal para vender muito nesse lançamento. Logo, você propõe uma premiação para a equipe que mais vender e uma premiação secundária para os funcionários em destaque. Dessa forma, toda a equipe se mantém engajada e disposta a fazer de tudo para receber bem os clientes e vender o máximo possível, em troca da bonificação.
Em ambos os casos, o reforço positivo demonstra ser uma ferramenta eficaz para moldar comportamentos desejáveis, pois cria uma associação positiva entre o comportamento e a consequência gratificante que o segue. Esse método de treinamento se baseia na ideia de que recompensar o comportamento desejado é mais eficaz do que punir o comportamento indesejado, promovendo assim uma abordagem mais gentil e construtiva para a modificação de comportamento, seja em humanos ou em animais.
Você já reconheceu o poder do reforço positivo no treinamento canino?
Lembre-se, é fundamental construir toda a base de trabalho com essa abordagem, concentrando-se nos comportamentos desejados e aplicando-os em diversas situações.