Para evitar que o seu cão tremelique e chore toda vez que você entra no estacionamento da clínica veterinária, comece a treiná-lo desde o primeiro dia para mostrar a ele que o consultório do veterinário é o lugar mais incrível do mundo. Esse treinamento funciona melhor quando começado na fase de filhote, mas qualquer cão pode se beneficiar de experiências positivas no consultório veterinário.
Siga essas etapas para fazer com que o rabo do seu cão comece a abanar de alegria ao chegar no consultório veterinário:
- Converse com o seu veterinário: Fale com o seu veterinário sobre a possibilidade de trazer o seu cão para algumas visitas rápidas. A maioria das clínicas permite isso, contanto que você não abuse desse privilégio.
- Passos na recepção: Passe alguns minutos na sala de espera oferecendo petiscos ao seu cão e, em seguida, saia. Quanto mais vezes você fizer isso, mais eficaz será, mas mesmo uma vez por mês pode funcionar.
- Pese o seu cão: Após o seu cão ter tido algumas visitas positivas apenas recebendo petiscos, faça com que ele suba na balança, ofereça alguns petiscos e, em seguida, saia.
- Envolver a equipe: Quando o seu cão tiver tido algumas visitas positivas, permita que os técnicos veterinários ofereçam petiscos. Pergunte se pode levá-lo para uma sala de exames. Ofereça petiscos na sala e, em seguida, vá embora.
- Repita essas etapas: Continue repetindo essas etapas até que o seu cão entre no consultório veterinário com confiança.
Algumas dicas importantes:
- Sempre saia de forma positiva: Se o seu cão tiver uma reação negativa ou ficar assustado com alguma coisa, encontre um local onde ele esteja disposto a aceitar petiscos, mesmo que seja do lado de fora da clínica. Não saia imediatamente após uma reação negativa ou medo.
- Se o seu cão estiver com medo: espere até que ele se acalme um pouco antes de sair. Ele deve mostrar algum comportamento relaxado, como sentar, suspirar ou se sacudir, em algum momento da visita. Quando ele fizer isso, recompense-o saindo.
- Cães muito medrosos: Se o seu cão for extremamente medroso, você terá mais trabalho pela frente. Considere alimentá-lo no consultório ou nas proximidades algumas vezes por semana.
- Entrando no estabelecimento: Um cão muito medroso pode não ser capaz de entrar no local durante as primeiras sessões. Se ele começar a tremer quando você chegar no estacionamento, comece por recompensá-lo por se acalmar enquanto ainda estiver no carro. Avance gradualmente, mantendo o foco do cão no estímulo gratificante.
Agora é só praticar, até que seu cão ame esse local. Continue nos acompanhando para aprender mais!